Visualizar impressão no Chromium

Update 06/04/2013:

Como citado pelo amigo RC Lages nos comentários, na versão atual do Chromium Version 25.0.1364.160, a dica a seguir não funciona. No nosso caso estamos usando em Ubuntu, sendo a string completa de versão do Chromium “Version 25.0.1364.160 Ubuntu 12.10 (25.0.1364.160-0ubuntu0.12.10.1)”. Boa sorte!

Situação no Chrome e no Chromium

Recurso necessário tratado como luxo?

No Chrome, tardou para caramba, mas chegou em 02/08/2011 versão 13.0.782 (se não me engano).

Já no Chromium temos a questão de que ele não pode usar o plugin proprietário utilizado no Chrome… Então inicialmente informa-se que o Chromium deveria utilizar o leitor de pdf padrão do sistema, mas pelo menos no meu caso, nada funcionou.

Ativando a previsão de impressão no Chromium

Antes de mais nada você precisa ativar o recurso de previsão no Chromium, isto por que ele ainda está como experimental (faz sentido!). Caso o recurso já esteja ativo no seu navegador, ao clicar em “Print…” a visualização irá aparecer, invés de ir direto à janela de impressão do sistema.

Para ativar a visualização:

  1. No Chromium, acesse a “URL”: about:flags
  2. Procure a configuração “Print Preview” (na versão em inglês).
  3. Reinicie o Chrome (no final da página de configuração há um botão para reiniciar).

Testando a visualização

Após ativar a configuração, vá lá e clique no “Print…”. Se você encontrar invés da visualização, a seguinte mensagem, você precisará configurar o plugin:

Chromium does not include the PDF viewer which is required for Print Preview to function.

Na versão em português deve estar algo como “Chromium não inclui o visualizador de PDF que é necessário para a Visualização de Impressão funcionar“.

Botando para funcionar no Linux

Sobre o fato do Chromium utilizar o leitor de pdf padrão do sistema, encontrei uma abordagem onde configura-se o “xpdf” como leitor padrão do sistema, que por ser um leitor mais simples daria jeito. No meu caso não deu certo…

O que funcionou para mim foi utilizar o plugin do próprio Chrome… Para isto:

  1. Baixe o pacote do Chrome em: http://www.google.com/chrome. Pode ser “deb” ou “rpm”, o que precisamos é apenas um arquivo do pacote.
  2. Extraia o conteúdo do pacote que baixou (use algum programa como File Roller ou Ark).
  3. Dentro do conteúdo extraído copie o arquivo “./opt/google/chrome/libpdf.so” para o diretório do Chromium, em “/usr/lib/chromium-browser“.
    • Dependendo da distro e/ou modo de instalação o dir pode variar, sendo por ex.: “/op/chromium-browser“.
    • Se estiver perdido na questão do dir, use algum gerenciador de aplicativos, como o Synaptic, onde facilmente poderá visualizar os arquivos instalados do pacote.
  4. Agora reinicie/abra o Chromium e acesse a “URL”: about:plugins
  5. Procure o plugin instalado, que na versão em inglês está como “Chrome PDF Viewer”; ative-o se necessário.

Obs.: Se o plugin não estiver aparecendo nas configurações, tente usar aquele botão de reiniciar, da página de “about:flags”, isto por que existem uns tais processos que rodam em background do Chromium que podem te atrapalhar.

Encontre mais detalhes da instalação do plugin nesta página, onde aprendi esta abordagem.

Conclusão

No final das contas o plugin não parece ser totalmente compatível, visto que os botões de zoom que ficam no canto inferior direito não estão respondendo. De qualquer forma as opções principais na aba esquerda da visualização estão operantes e já é uma ajuda.

A verdade é que a visualização do Chrome em si ainda é fraca…