Você conhece o Chromium?

O que é

O Chromium é a versão open source do navegador Google Chrome, também liberado pelo Google.

The Chromium Projects

O navegador faz parte dos “Chromium Projects” onde temos também o ChromiumOS que é a versão open source do ChromeOS, sim aquele sistema operacional que roda no ChromeBook. Para quem gosta de fuçar código fonte é um convite!

Mais informações na página inicial dos projetos: http://www.chromium.org

Chromium vs Chrome

Poucas são as diferenças notadas ao usarmos os navegadores, no geral as diferenças estão “under the hood”, referentes à recursos externos onde no Chromium são todos open source e/ou livres, diferente do Chrome onde existem soluções proprietárias.

Neste link, você pode conferir uma tabela que um amigo internauta compilou com algumas diferença entre os navegadores.

Por que usar o Chromium?

Causa Open Source: Se você é um entusiasta Open Source, então não pense mais, o Chromium é a sua escolha. Isto por que o projeto visa sempre a usar recursos open source e/ou livres, de forma a não infringir a licença da sua plataforma.

Geek: Se você é um típico nerdão geek que adora fuçar códigos fonte e quer gerar a sua própria versão do navegador.

Personalização: Se você usa alguma distro Linux, pode encontrar o Chromium com algumas customizações da distro, tal como temas, search engines, integração ao desktop, etc. No Chrome você não vai achar isto tão fácil, já que este último tem o fonte fechado.

Por que usar o Chrome?

Out of the box: Você não está nem aí para questões acima e precisa apenas de um que navegador funcione da melhor maneira possível, então o Firefox Chrome é a sua alternativa mesmo.

Um exemplo de problema que você pode encontrar é a visualização de impressão que embora tenha tardado miseravelmente no Chrome (projeto principal), o Chromium ainda está vacilando e pelo menos no meu caso, tive de “roubar” o plugin do Chrome para ter o recurso mais ou menos no meu Chromium.

Instalação:

Detalhes sobre instalação:

Chromium: Pelo menos nas distros do Debian (e suas derivações) o Chromium já está disponível nos repositórios padrões. Basta buscar o pacote “chromium-browser” ou buscar por “chromium” ou ainda “chrome” mesmo.

Chrome: Normalmente não está nos repositórios padrões das distros, até por não ser open source, então terá de adicionar manualmente o repositório. O pacote stable está como “google-chrome-stable” e o repositório:

http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main

Pode também ser instalado baixando-se o pacote direto do site do Chrome. Instalando assim, o repositório (pelo menos Debian) será automaticamente adicionado. No site existem outros pacotes também, tal como “rpm”.

Compatibilidade

Embora tenha feito citações do Chromium exclusivas para Linux, ele está disponível também para Windows, OS X e ChromeOS.

Vale citar também que as apps disponíveis no Chrome, pela Webstore, são compatíveis com o Chromium sem problemas.

Outras Referências

Veja aqui como ativar a visualização de impressão no Chromium.