Rolagem/Scrolling de tela com teclado no Atom

Olá.

Atom é um editor de texto bem legal feito com Electron, porém até a versão 1.12.2 ainda não conta com um recurso bem básico, presente na maioria dos editores: a rolagem de tela com teclado, onde o cursor fica parado e somente a tela rola. Normalmente isso é feito com Ctrl+Cima / Ctrl+Baixo.

Alternativa

Por enquanto uma alternativa é instalar este pacote: https://atom.io/packages/ctrl-dir-scroll. Basta acessar o menu “Edit > Preferences”, e então na aba Packages, buscar por ctrl-dir-scroll, postado por callum-ramage.

Este pacote irá disponibilizar dois novos comandos para vincular a hotkeys, são eles: ctrl-dir-scroll:scroll-down e ctrl-dir-scroll:scroll-up.Para configurá-los acesse “Edit > Keymap” para abrir o arquivo de mapeamento de hotkeys. Nele, basta adicionar a seguinte configuração lá no final:

'atom-workspace atom-text-editor:not([mini])':
  'ctrl-down': 'ctrl-dir-scroll:scroll-down'
  'ctrl-up': 'ctrl-dir-scroll:scroll-up'

Por padrão Ctrl+Cima e Ctrl+Baixo são configurados para mover linha. Se você não quiser perder este recurso, pode configurar tal como no Eclipse, com Alt+Cima e Alt+Baixo. O resultado é:

'atom-workspace atom-text-editor:not([mini])':
  'alt-down': 'editor:move-line-down'
  'alt-up': 'editor:move-line-up'
  'ctrl-down': 'ctrl-dir-scroll:scroll-down'
  'ctrl-up': 'ctrl-dir-scroll:scroll-up'

Configurando outras hotkeys

Para configurar outras hotkeys, acesse o menu “Edit > Preferences”, aba Keybindings. Lá você pode buscar por hotkey (Ctrl+Down na imagem abaixo) ou pelo nome do comando. Então basta clicar no ícone de prancheta para copiar o comando e finalmente colá-lo no arquivo de configurações para alteração.

keybindings

Até.

Configurando o push/pull simultâneo/paralelo no Docker

Olá.

O push/pull de imagens em versões recentes do Docker conta com a transferência de vários layers em paralelo, o que costuma acelerar bastante o processo. Contudo, em conexões mais restritas a situação pode ser outra, se transformando num transtorno. Isso principalmente na hora de fazer o upload de imagens.

Como há divisão da banda dentre as várias transmissões, a taxa individual de cada transmissão cai, resultando em um maior tempo para a conclusão de qualquer envio. Estando em uma conexão mais instável, isso normalmente resulta em grande frustração, pois o Docker acaba desistindo do envio após várias falhas e nenhum arquivo transmitido. Continue lendo

Novidades

Olá.

Parece que o blog precisa de mais movimento, não é mesmo? Afinal já se passou quase um ano desde a última postagem, feita em 18/12/2015.

Então vale citar uma das últimas novidades, que foi a conquista da minha segunda certificação Oracle no dia 17/10/16. Desta vez foi a Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Component Developer, a qual é voltada ao domínio das aplicações web Java, baseadas no modelo Servlet 3.0.

A Oracle agora publica badges para quem alcança suas certificações, valendo também para as mais antigas. Com isso a minha certificação anterior, de programador Java 6, também ganhou um badge. Ambos podem ser conferidos no meu perfil na plataforma Acclaim. Segue o link: https://www.youracclaim.com/user/hudson-magalhaes

Até.