A trava de tela não funciona no Xubuntu?

No Xubuntu 14.04, o recurso de “lock screen” (CTRL+ALT+DEL) é acionado pelo script xflock4, que chama um dos “lockers” instalados no sistema. O problema ocorre quando nenhum “locker” é encontrado.

No meu caso, o problema foi que desativei o ligh-locker, que por padrão fica responsável por travar a tela. Para resolver o problema basta reativá-lo, ou então instalar outro locker.

Eu optei por deixar o light-locker desativado, pois ele não estava respeitando as configurações e travando a tela automaticamente enquanto eu assistia filmes… Instalei então o gnome-screensaver:
sudo apt-get install gnome-screensaver

Vasculhando o xflock4, nota-se que podem ser usados os seguintes lockers: light-locker, gnome-screensaver, xcreensaver, xlock e slock.

Referências:
http://unix.stackexchange.com/questions/101806/why-doesnt-my-screen-lock-in-xfce#comment155208_101813
https://wiki.archlinux.org/index.php/Xfce#Lock_the_screen

Content assist do Eclipse não funcionando no KDE

Depois de instalar o KDE em um ambiente Ubuntu 14.04 LTS, através do pacote kubuntu-desktop v1.308.1, tive problemas com o recurso de content assist no Eclipse, o qual é acionado por CTRL+SPACE. Acredito que o mesmo problema ocorrerá também no Netbeans, que utiliza a mesma hotkey.

No meu caso o problema foi um conflito com o IBus (Intelligent Input Bus), que é um framework para possibilitar a utilização de vários idiomas para entrada de texto, possibilitando a rápida troca de idioma através de uma hotkey, que por padrão é justamente o CTRL+SPACE.

Para resolver o problema basta desabilitar a hotkey, ou mudá-la para outra combinação, caso queira utilizar o recurso. Para isso abra o IBus pelo menu de aplicações do KDE ou, se estiver disponível, pelo ícone na “system tray”, que normalmente se apresenta como um teclado:

Ícone do IBus na System Tray

Acionando a tela de preferências, o CTRL+SPACE aparece logo de cara. Acione então o botão de configurações…

Tela de preferências do IBus

Comigo, a tela de configuração das hotkeys ficou “bugada” e não exibiu corretamente a lista de hotkeys, mas como o item já vem selecionado, bastou acionar o delete e confirmar.

Tela de configuração da tecla de atalho do IBus

Referências:
Homepage do IBus: https://code.google.com/p/ibus/

Livros e apostilas gratuitos sobre programação

No repositório a seguir (Github) é mantida uma lista com alguns livros e apostilas gratuitos sobre programação e tópicos afins, incluindo linguagens e metodologias de desenvolvimento. Segue o link:
https://github.com/vhf/free-programming-books

Você pode ainda contribuir com a lista, basta seguir as instruções contidas na própria página inicial do repositório.

Existe material em vários idiomas, por exemplo em pt-BR, que está em:
https://github.com/vhf/free-programming-books/blob/master/free-programming-books-pt_BR.md