Atom e a linha automática no final do arquivo

TL;DR

Para o interessado em desativar o comportamento, segue passo-a-passo:

  1. acessar menu: Edit > Preferences > Packages;
  2. buscar Pacote “Whitespace”;
  3. acessar opções do pacote e desativar  “Ensure Single Trailling Newline”.

RESUMO

Este texto busca apresentar uma experiência de uso do autor com o editor de texto Atom, mais especificamente, em relação à funcionalidade que garante a presença de um caractere de nova linha (newline, \n) no final do arquivo. Visando a discussão acerca da qualidade de software, o texto analisa alguns aspectos da interação e levanta um referencial sobre a motivação por trás do recurso em destaque. Além disso, é feita uma pequena reflexão sobre os possíveis efeitos na imagem do produto de software a partir dos problemas de usabilidade que este venha a apresentar.

Continue lendo

Rolagem/Scrolling de tela com teclado no Atom

Olá.

Atom é um editor de texto bem legal feito com Electron, porém até a versão 1.12.2 ainda não conta com um recurso bem básico, presente na maioria dos editores: a rolagem de tela com teclado, onde o cursor fica parado e somente a tela rola. Normalmente isso é feito com Ctrl+Cima / Ctrl+Baixo.

Alternativa

Por enquanto uma alternativa é instalar este pacote: https://atom.io/packages/ctrl-dir-scroll. Basta acessar o menu “Edit > Preferences”, e então na aba Packages, buscar por ctrl-dir-scroll, postado por callum-ramage.

Este pacote irá disponibilizar dois novos comandos para vincular a hotkeys, são eles: ctrl-dir-scroll:scroll-down e ctrl-dir-scroll:scroll-up.Para configurá-los acesse “Edit > Keymap” para abrir o arquivo de mapeamento de hotkeys. Nele, basta adicionar a seguinte configuração lá no final:

'atom-workspace atom-text-editor:not([mini])':
  'ctrl-down': 'ctrl-dir-scroll:scroll-down'
  'ctrl-up': 'ctrl-dir-scroll:scroll-up'

Por padrão Ctrl+Cima e Ctrl+Baixo são configurados para mover linha. Se você não quiser perder este recurso, pode configurar tal como no Eclipse, com Alt+Cima e Alt+Baixo. O resultado é:

'atom-workspace atom-text-editor:not([mini])':
  'alt-down': 'editor:move-line-down'
  'alt-up': 'editor:move-line-up'
  'ctrl-down': 'ctrl-dir-scroll:scroll-down'
  'ctrl-up': 'ctrl-dir-scroll:scroll-up'

Configurando outras hotkeys

Para configurar outras hotkeys, acesse o menu “Edit > Preferences”, aba Keybindings. Lá você pode buscar por hotkey (Ctrl+Down na imagem abaixo) ou pelo nome do comando. Então basta clicar no ícone de prancheta para copiar o comando e finalmente colá-lo no arquivo de configurações para alteração.

keybindings

Até.