Content assist do Eclipse não funcionando no KDE

Depois de instalar o KDE em um ambiente Ubuntu 14.04 LTS, através do pacote kubuntu-desktop v1.308.1, tive problemas com o recurso de content assist no Eclipse, o qual é acionado por CTRL+SPACE. Acredito que o mesmo problema ocorrerá também no Netbeans, que utiliza a mesma hotkey.

No meu caso o problema foi um conflito com o IBus (Intelligent Input Bus), que é um framework para possibilitar a utilização de vários idiomas para entrada de texto, possibilitando a rápida troca de idioma através de uma hotkey, que por padrão é justamente o CTRL+SPACE.

Para resolver o problema basta desabilitar a hotkey, ou mudá-la para outra combinação, caso queira utilizar o recurso. Para isso abra o IBus pelo menu de aplicações do KDE ou, se estiver disponível, pelo ícone na “system tray”, que normalmente se apresenta como um teclado:

Ícone do IBus na System Tray

Acionando a tela de preferências, o CTRL+SPACE aparece logo de cara. Acione então o botão de configurações…

Tela de preferências do IBus

Comigo, a tela de configuração das hotkeys ficou “bugada” e não exibiu corretamente a lista de hotkeys, mas como o item já vem selecionado, bastou acionar o delete e confirmar.

Tela de configuração da tecla de atalho do IBus

Referências:
Homepage do IBus: https://code.google.com/p/ibus/

Esta entrada foi publicada em Bugs, Linux e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
  • Carlos Roberto

    Valeu pela dica!!!

  • João Gabriel Bracaioli

    Só isso não resolveu no meu caso tive que fazer o seguinte processo:
    sudo apt-get install dconf-editor
    dconf-editor

    Acessar: Desktop>ibus>general>hotkey>triggers> Alterei com +super